Departamentos

Fala aê

Quem está online

Nós temos 2 visitantes online

Ja nos visitaram

554629
HojeHoje44
OntemOntem185
Esta SemanaEsta Semana656
Este MêsEste Mês1782
Turismo sexual é tema do Simpósio Quebrando o Silêncio
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 
Seg, 19 de Maio de 2014 08:36

 

Turismo sexual é tema do Simpósio Quebrando o Silêncio

 

 

turismo-sexual-e-tema-do-I-simposio-quebrando-o-silencio-em-cuiaba

 

Cuiabá, MT… [ASN] Com a chegada de turistas de todo o mundo para a Copa de 2014, há o risco de aumento significativo nos índices de exploração sexual e abuso contra crianças e adolescentes nas cidades que sediarão os jogos. Para ajudar a amenizar o problema, o projeto Quebrando o Silêncio, iniciativa da Igreja Adventista mundial, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo do Mato Grosso, realizou no dia 14 de maio o I Simpósio Quebrando o Silêncio do Estado, que teve como proposta prevenir e levar a população a denunciar esses agressores.

 

O encontro reuniu 300 pessoas, entre participantes, palestrantes e equipe de apoio. O público-alvo foram os universitários do curso de Serviço Social. Porém, estudantes de outras graduações como Pedagogia, Psicologia, Enfermagem e Direito da Universidade de Cuiabá (Unic), Universidade de Várzea Grande (Univag) e Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) acompanharam o evento.

Em 2013, as seis unidades dos Conselhos Tutelares de Cuiabá registraram 2.960 denúncias, sendo 402 referentes a abuso sexual contra crianças e adolescentes. Diante desta realidade, neste ano o projeto trabalha a temática Turismo Sexual. A  integrante do Comitê Nacional de Exploração Sexual e uma das palestrantes do encontro, Dilma Carvalho, ressaltou a importância de ter participado do Simpósio.

 

“Quero agradecer a Igreja Adventista pelo convite e a todos que estiveram presentes no Simpósio para discutir sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes com foco no Turismo Sexual. Espero ter contribuído um pouco com a temática. Obrigada pela oportunidade”, comenta Dilma.

 

 

Nas ruas

turismo-sexual-e-tema-do-I-simposio-quebrando-o-silencio-em-cuiaba3

Coral de adolescentes da Escola Adventista do bairro Centro América, em

Cuiabá, com fita adesiva na boca e roupas pretas para representar a falta de voz de crianças abusadas para denunciar seus agressores

 


Já a professora Débora Meira, coordenadora do projeto Quebrando o Silêncio no Centro Oeste do Brasil, destaca a importância de contar com a ajuda de parceiros. “O grande diferencial deste Simpósio foi a parceria que fizemos com o poder público. Isso nos deu um grande respaldo para mostrar à sociedade a seriedade do nosso projeto. Aproveitamos também a oportunidade como instituição para reforçar os nossos valores quanto à família”, afirma.


O Simpósio é parte de uma ação de outro projeto da Igreja para as grandes cidades, que em Cuiabá se intitula “Cidade Esperança”. Seguindo a agenda de atividades, a próxima iniciativa em parceria com o Quebrando o Silêncio acontece no mês de agosto com uma grande mobilização nas avenidas de Cuiabá e Várzea Grande. Os voluntários organizarão uma passeata contra a violência e maus tratos à mulher, à criança e o idoso.


Durante a Copa, integrantes do projeto Missão Calebe ajudarão a distribuir os informativos do projeto nos bares, hotéis e restaurantes. Além disso, a parceria anteriormente firmada com a Secretaria de Turismo Municipal garante que o órgão continue a distribuir revistas no formato infantil e adulto e folders do Quebrando o Silêncio em pontos turísticos da capital.


Multiplicação

Aos participantes foi enfatizado que se tornem multiplicadores da informação, motivando a população ao usar o disque 100 (denúncia anônima) com mais frequência “O Simpósio trouxe pra mim um enriquecimento na área do Serviço Social. Para nós que trabalhos com várias mazelas do meio social, o assunto, além de ser destaque e comovente, achei muito pertinente que ele tenha colocado esse tema em pauta”, destaca a estudante Cristiane Ribeiro de Souza, que cursa o 3º ano da graduação em Serviço Social.

turismo-sexual-e-tema-do-I-simposio-quebrando-o-silencio-em-cuiaba2

Veículos de comunicação destacaram o encontro e os desdobramentos do tema


Palestraram no encontro a desembargadora do Tribunal de Justiça do MT, Clarice Claudino da Silva; a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas-Norte), Rosana Greice de Aguiar; a integrante do Comitê Nacional de Exploração Sexual, Dilma Camargo; os advogados Luciana Melo e Antônio Espósito; o vereador Lilio Pinheiro; o procurado geral de Justiça do Ministério Público do MT, Paulo Prado e o secretário de Turismo Municipal, Marcus Fabricio.

 

 

 

 

 


Artigo compleo Fonte : http://noticias.adventistas.org/pt/noticia/projetos-sociais/turismo-sexual-e-tema-simposio-quebrando-o-silencio-em-cuiaba/

 
Untitled Document